quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A influência do marketing na sociedade

Na atualidade vivemos em um mundo capitalista e globalizado, no qual várias organizações possuem ramificações em várias partes do globo, cada uma lutando para conseguir aumentar cada vez mais o seu espaço, usando estratégias para que as pessoas consumam sempre mais seus produtos ou serviços e gerem mais lucros a tais organizações.

Ocorre que para poderem sobreviver em um mundo com a competição mercadológica cada vez mais acirrada, onde cada cliente cativado é uma conquista, o marketing é utilizado, através de suas ferramentas para que o consumismo seja crescente, muitas vezes sem levar em conta a responsabilidade social e as conseqüências que o consumismo exacerbado pode causar, como fazer com que os indivíduos consumistas, fiéis e viciados em determinados produtos, principalmente alimentícios, tenham problemas de ordem financeira, social e de saúde em virtude de consumirem determinado produto que empurram-lhe goela abaixo através de um bombardeio de propagandas, principalmente por parte dos grandes meios de comunicação, que é o caso da televisão de massa.

As peças publicitárias têm por fim persuadir os indivíduos a comprarem os produtos anunciados para satisfazerem suas necessidades e melhorarem suas vidas, garantindo vendas em alta escala para as empresas anunciantes. O principal alvo geralmente é composto por crianças e jovens, com mais tendência ao consumismo, que serão consumidores potenciais de determinado produto por todas as suas vidas. O marketing tem o papel de criar necessidades e desejos e fazer com que eles sejam atendidos, porém tudo tem um preço, no qual os indivíduos pagam para que seus anseios sejam resolvidos, mas muitas vezes, principalmente no longo prazo, o preço pode ser alto, como por exemplo, o consumo excessivo de fast foods vendidos por grandes redes alimentícias que usam o marketing para aumentar cada vez mais o desejo de seus clientes por seus produtos.

O aumento do consumismo decorrente da crença por parte dos consumidores de que a aquisição ou consumo de determinado produto irá solucionar seus supostos problemas é ilusória, pois muitas vezes o marketing cria mecanismos que dão a impressão de que realmente os problemas são resolvidos com o uso de determinado produto, porém muita coisa não passa de modismo e é passageira, outras permanecem, como é o caso da Coca-Cola, que vende nada mais que água gaseificada colorida artificialmente com açúcar. Este produto continua sendo o mais vendido no mundo graças às brilhantes estratégias de marketing que utiliza constantemente, cativando seu público desde os primeiros passos. Caso deixasse de fazer campanhas de marketing por uns dez anos, a Coca-Cola não seria mais o primeiro refrigerante na mente dos consumidores, pois viriam outras gerações que não a conheceriam a fundo, sendo que nunca mais conseguiria seu lugar no topo novamente. Aí está o ponto chave para vender sempre mais e estar na mente dos clientes como grande marca, pois o tempo passa, o mundo evolui, as gerações são outras. Se o marketing não cativar os clientes desde cedo para que as pessoas consumam produtos de determinada empresa, estes estarão fadados ao fracasso devido à concorrência acirrada existente.

Os grandes meios de comunicação são as principais armas das grandes organizações, ricas e poderosas, com condições de realizar grandes campanhas com o auxílio desses meios, permitindo às grandes empresas cativar, influenciar e aumentar o apoio às suas causas. Um exemplo de meio poderoso para se usar é a televisão de massa, com enorme poder de penetração social que consegue manipular e também alienar seus telespectadores, principalmente aqueles que têm menor grau de instrução, que se identificam melhor com tal meio, atribuindo-lhe auto grau de credibilidade. No Brasil a rede de televisão que tem maior poder nas mãos é a Rede Globo, sendo esta capaz de tendenciar os telespectadores positivamente ou negativamente, conforme os interesses de quem manipula tal meio.

Um caso interessante é o filme/documentário produzido nos Estados Unidos, chamado gias de marketing que utiliza constantemente, cativando seu prilhante estrat es por seus produtos.ssivo de fast-foods vendidos Super Size Me, o qual mostra de forma ofensiva, os malefícios de se consumir fast food constantemente, principalmente os vendidos pelas grandes redes alimentícias, enfocando ainda que tais redes procuram cativar seus consumidores através de mecanismos utilizados na mídia e propaganda, acusando as redes inclusive de viciar seus consumidores. O documentário bate demasiadamente em cima da tecla no que se diz respeito aos problemas que os fast food causam, porém não são apresentadas nele soluções plausíveis, apenas atacam as redes, deixando-as com imagem muito negativa. Tal documentário ainda mostra de forma insolente sua oposição a maneira que o marketing é utilizado pelas redes de fast food.

Porém através de uma análise mais profunda, pode-se perceber que por trás de tal documentário existem interesses por parte de outras organizações que pretendem conquistar seu espaço, como por exemplo, as de fitness e de produtos orgânicos, entre outros que tenham relação, que ao chocar os indivíduos com o conteúdo do documentário, que teve repercussão mundial, inclusive sendo proibido de ser veiculado em determinados lugares, busca mudar hábitos, para que determinado segmento de mercado encolha e outro cresça. O documentário fui uma grande sacada de marketing e, diga-se de passagem, a um preço baixo, pois somado a outros fatores, percebesse que a tendência de mercado está mudando, porém esperasse que para melhor.

Através do acima exposto é notório que o marketing têm muita influência na sociedade, principalmente utilizando-se ferramentas poderosas com efeito na mídia. As organizações que têm em mãos excelentes profissionais de marketing e relacionados ao meio com ideias criativas, são as que fazem a diferença perante a sociedade, seja para o bem e para o mau em alguns casos.

Autor: Meireson Augusto Tesluk.

Um comentário: