quinta-feira, 22 de abril de 2010

Outdoor

O outdoor é uma alternativa de propaganda de massa utilizada ao ar livre em locais onde há fluxo considerável de veículos e de pedestres, instalados próximos de estradas ou em paredes de edifícios.

Pode ser considerado um dos meios precursores pelo qual eram divulgadas idéias, produtos ou serviços, porém em formatos variados. Atualmente o outdoor tem sua medida padronizada, medindo geralmente três metros de altura por nove metros de largura, constituindo-se de uma placa de madeira ou metal, onde o material impresso é colado, endo este dividido em trinta e duas, dezesseis ou oito partes, sendo a colagem feita através de mistura de cola, fixador e água. A colagem é feita por pessoas especializadas de modo que não ocorram erros e o conteúdo do outdoor fique definido e sem emendas visíveis.

Também existem outdoors mais sofisticados, feitos de material lonado e de outros materiais sintéticos, com iluminação dianteira, conhecidos por frontlight ou iluminação traseira, denominada backligh. Essa modalidade de outdoor mede quatro metros de altura por doze metros de largura, porém podem existir medidas diversas.

Dependendo da região, o preço da produção do material usado em um outdoor padrão de nove metros por três metros custa ao contratante em torno de R$ 40,00 (quarenta reais) o metro quadrado, o que ferfaz um total de R$ 1.080,00 (um mil e oitenta reais). Levando em consideração que o tempo de exposição da propaganda nesse tipo de mídia é de duas semanas, o custo gira em torno de R$ 77,00 (setenta e sete reais) por dia de exposição. Lembrando que este prazo pode ser prorrogado, dependendo do tempo que dura o ciclo da campanha, quando esta existe e é estruturada, pois muitos comerciantes utilizam empiricamente somente um tipo de mídia.

A utilização desta mídia permite regionalizar o local em que se pretende fazer a propaganda, como por exemplo, escolher um determinado bairro ou ainda locais distintos, conforme a conveniência da campanha.

O outdoor é indicado para informar o lançamento de produtos, porém para uma campanha institucional, o outdoor precisa estar conjugado com mais intensidade com outros meios de comunicação, para reforçar a circulação da mensagem em torno do público-alvo.

O material deve ser bem elaborado e criativo e conter mensagem curta e objetiva, de modo a chamar a atenção e passar a mensagem desejada, já que é visto rapidamente por quem passa por ele, principalmente se a pessoa estiver a bordo de um veículo automotor ou similar.

Entre as vantagens do outdoor estão sua flexibilidade, sendo relativamente barato para empresas de médio e grande porte, possibilitando ainda o uso de cores chamativas, exigindo pouco em relação de esforços e tempo de audiência, já que este permanece no local por um período de tempo considerável.

Entre as desvantagens está o fato de que o outdoor pode causar distração de motoristas e ocasionar acidentes, contribui ainda para a poluição visual em grandes cidades, sendo inclusive proibido em algumas e não há possibilidade de selecionar profundamente a audiência, já que vários públicos podem passar por ele, porém é este um meio eficaz em campanhas geográficas.

Portanto o outdoor é utilizado geralmente a nível local, para divulgação em bairros, limites da cidade e em cidades vizinhas, onde existe público alvo em potencial.

Autor: Meireson Augusto Tesluk

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