quarta-feira, 21 de abril de 2010

Se o Brasil entrasse em guerra contra os Estados Unidos da América

Se realmente acontecesse uma guerra entre o Brasil e os Estados Unidos da América, certamente o Brasil lutaria em desvantagem, pois sendo um país pacífico, não possuí um nível de preparo adequado para enfrentar uma grande potência como os EUA.

Os fatores que levariam o Brasil à derrota seriam vários, pois o armamento bélico brasileiro é defasado, sendo que a maioria de seus tanques possui mais de três décadas, não possuindo ainda tecnologia de ponta e recursos financeiros suficientes para manter o exército brasileiro.

Os EUA ao contrário têm tradição de longa data em guerras e conflitos ao redor do mundo, estando sempre à frente, aproveitando sua tecnologia de ponta, seu armamento bélico adequado e tendo muitos recursos disponíveis para investir em seu exército.

Porém se a guerra entre os dois países acontecesse certamente seria para os EUA tomarem nossos recursos naturais, ter o controle das nossas florestas e principalmente de nossas águas. Para tanto eles não poderiam destruir estes recursos e teriam que tomar cuidado no tipo de armamento e táticas que usariam para vencer a guerra, pois se os soldados americanos fossem lutar corpo a corpo com os soldados brasileiros nas matas amazônicas, o Brasil venceria naquela região, pois nossos soldados são altamente preparados para lutar nesse tipo de terreno, ao contrário dos soldados americanos, acostumados a lutar em áreas típicas de deserto, sem contar que animais selvagens e insetos transmissores de doenças como a febre amarela já dariam conta de uma pequena parcela do exército americano.

Mas em áreas mais abertas, os americanos levariam vantagem, pois teriam a disposição mais tanques, aviões, helicópteros e outros tipos de armamento para enfrentar o exército brasileiro com seu sucateado armamento bélico.
Com certeza os EUA destruiriam todas as nossas bases militares, nossos poucos aviões, tanques, navios e similares em pouco tempo, tomando nosso território gradativamente.

A decorrência disso seria inúmeras cidades brasileiras destruídas, bem como estradas, malhas ferroviárias, que são poucas, portos marítimos, aeroportos e principalmente unidades de grandes empresas que produzem insumos a partir de recursos naturais, como no caso da Petrobrás. O Brasil ficaria logo sem energia elétrica, pois já sem guerra podem acontecer fatos que deixam quase que todo o país sem energia de uma única vez. As transações comerciais internacionais seriam suspensas, ficando deficiente o comércio também dentro do país. Haveria fome, sede, falta de medicamentos, aumento de doenças e uma série de outros fatores prejudiciais à nação brasileira.

Talvez o Brasil conseguisse apoio de alguns países vizinhos como Paraguai, Argentina e Uruguai que também teriam interesse em defender as águas da América do Sul, como exemplo o Aqüífero Guarani, porém estes também seriam arrasados pelos EUA, que contaria com apoio de outros países de maior poder interessados em nossas águas, florestas e em outros recursos naturais.

O Brasil não teria mínimas condições de contra tacar o território dos EUA, pois não chegaria nem na metade do trajeto e seu exército seria interceptado, a não ser que usasse de estratégias terroristas.
Em suma, não teríamos chances de vencer esta guerra, tendo que aceitar a rendição para evitar maiores catástrofes, nos subordinando aos EUA, porém sempre existiriam grupos isolados que continuariam a lutar em sinal de protesto contra os americanos. Isso mudaria a maneira de agir e pensar da maioria dos cidadãos brasileiros.

5 comentários:

  1. tudo certo ne cara as pessoas se esquecem que antes da primeira guerra mudial estados era uma merda equanto no minimo um pais com metade da populaçao dos eua tinha no minimo 1 milhao de soldados os americanos tinhan duzentos mil porra menos que nos nos temos cerca 320.000 se comtar 1.315.000 so do alistamento se me esquecer que nos podemos cobrar algumas tarifas de guerra que o governo consigui com a tal ajuda de guerra e impostos feitas sobre e pela populaçao consiquiram 320 bilhoes em meses alem que qua quer um com condiçao fisica vai pra querra .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo. Ate mesmo na antes da Segunda Grande Guerra os Estados Unidos nao estavam preparados.

      Excluir
    3. Pegue a Exemplo a Inglaterra, uma ilha pequena que nao era auto-suficiente e dependia das suas colonias e suas rotas comerciais e resistiu bravamente sozinha a Hitler por muito tempo apesar de todas adversidades. Nosso pais é rico em recursos naturais e sua gente é guerreira. Poderiamos ate perder uma guerra dessas mas depois de longos anos de duras batalhas sem contar na intervençao internacional que poderia haver em apoio ao Brasil por naçoes contrarias aos EUA.

      Excluir
  2. Concordo mas o brasil presisa tomar vergonha e investir mas em seu exesito

    ResponderExcluir